Diafragma?

Mais um post! E hoje falo sobre o diafragma! 


(agora é aquele momento em que alguém pergunta "ana, o que é isso?") Em vez de tentar explicar muito, vou ilustrar mais para perceberem melhor:


Fonte: https://ninamattos.wordpress.com/2014/01/15/bmaranhaoiluminar/18-olho-camera-iris-diafragma/


Todos sabem que quanto mais luz, mais a pupila do nosso olho se fecha. Quando há menos luz, abre mais. É assim que o diafragma funciona. Se temos pouca luz abrimos para apanhar o máximo que pudermos até a fotografia ficar com a luz ideal e se temos muita iluminação fechamos. Até aqui... simples, certo?



Agora a parte mais complicada!

A abertura do diafragma apresenta-se através de números que se apresentam pela letra f ou f-stop. Já devem ter visto nas vossas lentes f/3.5-5.6. ou 1.8 ou 2.8 etc... Estes valores que aparecem nas lentes são a abertura máxima que a vossa lente consegue atingir. E sim, quanto mais pequeno o número, maior a abertura! Portanto, a próxima ilustração explicar-vos-á melhor:

Fonte: http://blog.cursofotografiagratis.com.br/nivel-basico/aula-2-abertura-do-diafragma/

No caso desta imagem a sua abertura máxima é f/1 e mínima f/64. Dependendo também da abertura do diafragma também a profundidade de campo pode mudar. A profundidade define-se na nitidez dos objetos no campo para trás e para a frente do objeto em foco. Quanto maior a abertura do diafragma, menos profundidade de campo, ou seja, menos os objetos atrás ou à frente do objeto estão nítidos e focados. Agora vou mostrar-vos duas fotografias que tirei com a 50mm com duas aberturas diferentes para perceberem melhor a influência do diafragma. 


Espero que vos esta publicação vos tenha sido útil para perceberem melhor como trabalhar com o diafragma de forma a obter um certo resultado! O diafragma não é só abrir para ter luz, permite-nos também trabalhar toda a composição da fotografia. 

Ana Pinheiro