10 DICAS INICIAR FOTÓGRAFO/VIDEÓGRAFO

Hoje trago-vos 10 dicas para começar como fotógrafo ou videógrafo. São apenas algumas ideias que às vezes são simples mas que nos ajudam a conquistar o público inicial que precisamos.

1- Ser proativo! 
Tens que fazer coisas. Muitas coisas. No início já sabemos que não haverá muito trabalho remunerado, mas se trabalhares para isso há-de chegar a altura.

2- Ter um próprio espaço para receber clientes. 
Não precisas de alugar um escritório! Se conseguires, arranja um espaço em casa e torna-o o teu escritório para receber clientes enquanto não há hipóteses de investir em algo melhor.

3- Partilha o teu trabalho. 
Atualmente é impossível não o fazer. Diria ainda que se torna indispensável. As pessoas conhecem tudo pela internet!

4- Fotografa e faz vídeos de eventos! 
Se vires que há um evento na tua terra, pega na câmara e vai registar todos os momentos. Podes fazer um vídeo de resumo ou publicar as fotografias para as pessoas que participaram no evento conhecerem o teu trabalho.

5- Manda currículos para trabalhos em freelancer.
Não perdes nada e às vezes são esses tipos de trabalho que te vão ajudar a crescer.





6- Investimento inicial. 
É preciso, pelo menos, uma câmara! Para vídeo a coisa complica-se um pouco mais com iluminação e etc. Mas uma câmara é aquele investimento inicial que precisas mesmo. E podes fazer muita coisa só com ela.

7- Faz um vídeo da tua cidade. 
Já que não tens nada para fazer, porque não sair à rua e captar algumas imagens bonitas da tua cidade? Depois é só fazer o upload para o youtube ou vimeo e convidar os teus amigos a partilhar.


8- Conta aos teus vizinhos o que fazes. 
Uma das coisas mais importantes, além das partilhas no mundo virtual, é também o boca-a-boca. Tens um vizinho com quem costumas falar e te dás muito bem?? Conta-lhe dos teus novos serviços porque de certeza que ele vai espalhar a mensagem.


9- Cartão de visita.
A tua marca e a primeira impressão são muito importantes. Por isso, se puderes, cria um cartão de visita. Hoje em dia consegues imprimir cartões a preços acessíveis. Depois é só espalhar.

10- Formação. 
Não estou a dizer para fazeres um mestrado ou um doutoramento. Em termos de equipamento e formas de trabalho há sempre coisas a aprender porque a tecnologia evolui super rápido! Portanto, devemos investir nas pequenas formações/workshops que vão aparecendo para acrescentarmos ao nosso currículo.




Ana Pinheiro